Como fazer a CNH Social

12 fev

O Governo do Brasil disponibiliza para a população alguns serviços sociais, e a CNH Social é um dos mais importantes e procurados.

Milhares de brasileiros são atendidos anualmente, e se você deseja entrar com um pedido para tirar a CNH Social, é importante saber que existem alguns pré-requisitos obrigatórios.

CNH – Quem pode fazer

É obrigatório que você tenha a idade mínima exigida pelo código de trânsito que é de 18 anos. Ne contexto entra em cena também a sua renda mensal, que não pode ser superior a três salários mínimos.

A recomendação é que a família tenha cadastrado ativo no Cadúnico. Também é obrigatório que o seu endereço seja no mesmo estado onde você está fazendo a solicitação da CNH Social.

Além disso, você não pode ter  nenhum processo em aberto junto ao Detran, o que acaba por invalidar a sua inscrição.  A sua ficha também precisa estar limpa, ou seja, não pode ser constatado nenhum tipo de crime no trânsito, com pena de ter o requerimento negado, caso seja encontrado alguma anotação.

No caso de já ter tido carteira anteriormente, a mesma não pode ter sido suspensa e nem cassada.

Vantagens da CNH Social

CNH SocialO processo para tirar a carteira de motorista, além de demorado, acaba sendo muito caro para o candidato, por isso, muitas pessoas não possuem condições financeiras de arcar com esse custo.

Apesar de haver variações de valores de acordo com o estado, na maioria das vezes, a média fica em torno de R$ 2 mil.  Logo, se você tem uma renda mais baixa, provavelmente não conseguiria arcar com esse custo extra.

E para quem não consegue juntar esse valor, muitas vezes acabam perdendo oportunidades de emprego, e recolocação no mercado de trabalho.

Essa é uma das finalidades da CNH Social, ajudar aqueles que não possuem condições financeiras para realizar todos os procedimentos  pagos exigidos pelo Legislação atual.

Todos os estados brasileiros oferecem esse benefício, no entanto, a quantidade de vagas disponíveis pode variar.

Se você se enquadra nesse perfil, poderá se candidatar ao benefício, e passar por uma seleção prévia. Somente após esse processo será possível saber se você se enquadra, ou não, em todos os pré-requisitos.

Essa seleção é feita pelo Departamento de Trânsito de cada estado. As informações sobre datas de inscrições também são repassadas pelo Detran da região.

Cadastro CNH Social

O início do processo da CNH Social é feita normalmente pela internet, através do site do órgão do departamento de trânsito.  Portanto, é fundamental ficar de olho no calendário do DETRAN do seu estado.

Documentos obrigatórios para o pedido da CNH Social

De uma maneira geral você precisa preencher um formulário com as suas informações pessoais como nome completo e números de documentos como identidade e CPF.

Também será solicitado informações sobre escolaridade e endereço.  Nesse momento você provavelmente deverá informar uma senha a ser cadastrada no sistema.

Benefícios da CNH Social

A criação da CNH Social foi uma maneira encontrada pelo governo para incentivar cada vez mais a economia do país, uma vez que possuir uma carteira de motorista poderá fazer toda diferença na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso, muitas pessoas cultivam o sonho de tirar uma CNH, e não conseguem por conta dos custos citados acima. Se esse for o seu caso, essa é uma oportunidade imperdível.

Essa iniciativa é uma parceira entre Governo Federal e Detran, cujo o público é composto por pessoas com baixa renda.  Sendo que o candidato poderá escolher entre uma das categorias: A, B ou AB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *