Dicas de cavaquinho para iniciantes

4 dez

Muitas pessoas tem o sonho de aprender a tocar algum tipo de instrumento, e quando se trata de instrumentos musicais relacionados ao samba, o cavaquinho é um que bate o recorde de pessoas que querem aprender a tocá-lo.

Porém, muitas dessas pessoas com o tempo acabam simplesmente desistindo de aprender a tocar o cavaquinho porque possuem muita dificuldade e acham que não vão conseguir tão cedo aprender a como tocá-lo.

Com ou sem um mestre para lhe ensinar sobre a prática do instrumento, algumas dicas podem ser muito úteis no desenvolvimento de seu aprendizado, colaborando não só com o pleno entendimento sobre o instrumento como com o domínio da arte entre seus dedos, permitindo que você possa explorar o instrumento e desvendar seus mistérios por si mesmo, criando e inovando em seu toque.

Uma das dicas mais importantes para os para tocar cavaquinho, é compreender que pra tudo tem um tempo estipulado e variado.

Exemplo: Uma planta não cresce da noite para o dia isso seria um milagre da natureza. Uma criança não nasce falando, na verdade ela tem um certo tempo para aprender e se desenvolver até compreender o significado das palavras.

O que quero dizer é que se você esta começando agora não tem condições de executar um solo ou tocar um samba ou pagode etc.

4 dicas para aprender a tocar cavaquinho:

Treinar todos os dias

Dizem que tudo o que fazemos todos os dias pode nos levar a perfeição e aprender a tocar qualquer tipo de instrumento requer treino. Não há uma receita de bolo ou uma palavra mágica que eu possa te falar para tocar o cavaquinho, mas sim, te aconselho a treinar todos os dias.

Fazer aulas com profissionais

Muitas pessoas aprendem a tocar instrumentos sozinhos, mas a aula com um profissional de qualidade vai saber te guiar e te ajudar a tocar qualquer instrumento de maneira mais rápida, principalmente o cavaquinho.

Existem uma série de detalhes que muitas vezes não dá para aprender e tocar samba não é uma das coisas mais fáceis do mundo, confira neste artigo.

Dedicação

Tocar um instrumento em tempo recorde precisa de muita dedicação, pois para o cavaquinho em específico não basta apenas uma aula ou pouco tempo de treino, é preciso buscar sempre a motivação e se dedicar.

Estudar as notas

Para tocar este instrumento em um tempo recorde eu te aconselho a estudar as notas. Suas interpretações de notas são muito parecidas com as do violão e quando decoradas fica muito mais fácil de tocá-lo.

Quer aprender mais sobre cavaquinho? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *